Quem sou eu

Minha foto
Coimbra, Portugal
Um dos meus gostos... A FOTOGRAFIA..., gostava que participassem para serem trocados conhecimentos, experiências, técnicas, esclarecimento de dúvidas, etc., etc...

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ARTE XAVEGA - Praia da Tocha

SAÍDA DA REDE

A xávega é uma arte de pesca por cerco na qual uma extremidade da rede fica em terra, enquanto o resto da rede é colocada a bordo de uma embarcação que sai para o mar, libertando a rede. Terminada a largada, a outra extremidade é levada para terra, e puxada; antigamente com a ajuda de juntas de bois e força braçal, e actualmente recorrendo a meios mecânicos.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Xávega)


3 comentários:

  1. Olá!
    No meu tempo de miúda,costumava ir para a praia de Mira, para a pensão do Sr. Maçarico. Ele tinha uns barcos de pesca e este espectáculo ainda o tenho registado em filmes antigos. A única diferença era que era com bois e tornava-se numa correria louca.É das coisas que nunca mais se esquecem.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, estou a fazer pesquisa sobre arte xávega para um documentário; pode entrar em contacto para alexandraazambuja@gmail.com se tiver filmes antigos sobre este tema?

      Obrigada.

      Excluir
  2. Oi João!!!
    Estas fotos são excelentes, já as tinha visto mas não comentei, não por falta de tempo, mas por falta de animo... Adorei as fotos do peixe na rede, nunca tinha visto o peixe em rede, achei fantástico, mesmo sabendo que os coitados morrem de asfixia.
    Agora sempre que olho para uma foto, reparo sempre no horizonte coisa que nunca reparava antes, obrigada por te teres alertado. Estou a pensar em abrir um blog de fotos, mas ainda não tenho a certeza, tenho de pensar bem no assunto.
    Quanto ao meu presépio as dimenções são mais ao menos de 12 cm cada peça e levo um mês para fazer cada uma delas. É um trabalho dificil uma vez que é feito sem molde, e bastante demorado, as vezes faço e alago e volto a fazer até ficar do geito que quero. Apenas me sigo pelos livros como a Biblia e hitórias religiosas.
    Jinhos e boa continuação.

    ResponderExcluir