Quem sou eu

Minha foto
Coimbra, Portugal
Um dos meus gostos... A FOTOGRAFIA..., gostava que participassem para serem trocados conhecimentos, experiências, técnicas, esclarecimento de dúvidas, etc., etc...

terça-feira, 2 de novembro de 2010

GAFANHOTO

Qual a diferença entre as fotografias ?

Sei que apresentam algum "ruído" (ISO demasiado elevado).
Serve, no entanto, para alertar para uma outra situação, um erro que por vezes se comente. Tenha em atenção todas as configurações quando nos aprestamos para fotografar, já que quando guardamos a nossa máquina, esta tende a ficar com as configurações que colocámos para uma determinada situação, não sendo, necessariamente as correctas para o que vamos fotografar posteriormente.

3 comentários:

  1. Olá João!!!
    Quando se trata de fotos paradas, é fácil colocar as definições que melhor revelam para aquele momento, mas se for uma foto de momento, podemos correr esse risco, uma vez que nem sempre dá tempo para repor as definições corretas... Jinhos e boa continuação.

    ResponderExcluir
  2. lá Geny. (passei aqui há pouco e não estava ainda visível o seu comentário)
    Isso é verdade, às vezes para não deixarmos escapar o momento pode falhar algo nas configurações da máquina.
    Por acaso nem foi o caso nestas fotografias do Gafanhoto, pois o "danado" esteve um tempão imóvel a apanhar sol na minha varanda. Foi mesmo distracção e esquecimento de algo básico, não reparei que estava a fotografar com um ISO alto. (O que tinha programado para fotos anteriores)
    Nestas fotografias que, confesso, nem me agradaram muito após as visualizar no PC, apenas quis usar aberturas muito diferentes para tentar ver as diferenças na "Profundidade de Campo".

    Nas fotografias originais, no seu tamanho normal, são mais perceptíveis as diferenças, quer nos detalhes do mármore, quer, inclusive, nas "pintas" ao longo corpo do gafanhoto.
    Na segunda foto são bem mais visíveis e pormenorizados os detalhes na pedra mármore e nas “pintas” ao longo de todo o corpo do bicho, ao contrário da primeira que tais “pintas” apenas são pormenorizadas as que ficam mais perto da cabeça.

    Na primeira usei uma abertura (f5,6) e na segunda uma abertura bem menor. (f29)
    Daí a minha pergunta no blog ...«qual a diferença entre as fotografias?»
    Abraço e boa continuação.

    ResponderExcluir
  3. Oi João!!!
    Apenas_um_sonho! costumo ir ao foto-manya... São as minhas fotos.

    ResponderExcluir